17 de maio: Dia Mundial da Sociedade de Informação

É preciso recuar até ao ano de 1865 para encontrar a primeira referência ao Dia Mundial das Telecomunicações. A efeméride foi então instituída para assinalar a inauguração da União Internacional das Telecomunicações, como forma de celebrar a revolução que o mundo das comunicações estava a viver. Quase 150 anos depois, a data passou a ser denominada oficialmente como Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, e foi reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 17 de maio de 2006.

Não é por acaso que nos meios de comunicação é também chamado de Dia Mundial da Internet. Os dois conceitos são hoje inseparáveis e torna-se cada vez mais urgente, de acordo com os princípios da ONU, chamar a atenção dos países para as mudanças sociais provocadas pelas novas tecnologias, bem como diminuir a infoexclusão.

Este ano, o tema escolhido pela União Internacional das Telecomunicações para o debate foi a Cibersegurança. As ameaças inerentes à navegação na rede estiveram em discussão esta semana em Genebra, na Suiça, num encontro mundial centrado nos desafios impostos pela dificuldade em manter em segurança a gigantesca “aldeia global” que é a Internet.

Numa indústria que gera cerca de 310 mil milhões de euros por ano, e acarreta com cerca de 77 milhões de euros em prejuízos relacionados com cibersegurança, é importante perceber o impacto que a parafrenália de opções do universo online tem no quotidiano de cada um.

De acordo com a gigante informática Intel, em apenas um minuto são enviados em média 204 milhões de emails em todo o mundo, o motor de busca da Google regista mais de 200 milhões de pesquisas, são visitadas seis milhões de páginas de Facebook e os vídeos do YouTube são vistos 1,3 milhões de vezes. Acrescenta ainda que, por minuto, são roubadas 20 identidades virtuais em todo o mundo.

Com o intuito de reforçar que a segurança dos dados virtuais é uma questão para ser levada muito a sério, o encontro de Genebra resultou na revisão dos planos de proteção online para as crianças (COP), bem como das parcerias multilaterais contra as ciberameaças (IMPACT).

Ana Sanlez

Anúncios

0 Responses to “17 de maio: Dia Mundial da Sociedade de Informação”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




mediadetails no Twitter

Páginas

Maio 2013
S T Q Q S S D
« Mar   Jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Anúncios

%d bloggers like this: