Por uma internet livre e aberta

Take Action é o nome da campanha lançada, esta semana, pela Google que visa sensibilizar os utilizadores para as ameaças à internet livre e aberta para todos. Esta campanha surge numa altura em que está a ser preparado um acordo pela UIT (União Internacional das Telecomunicações), que visa regulamentar o acesso à  internet e, que deverá ser assinado no dia 3 de Dezembro, no Dubai.

Em causa, nesta reunião, estão algumas propostas que permitirão aos governos censurarem conteúdos e até mesmo limitarem o acesso à internet. A Google acredita que medidas, como taxas de bloqueio apliadas a websites poderão prejudicar e restringir o acesso a determinados serviços, tais como Facebook, YouTube ou Skype. As propostas de regulamentação da internet serão discutidas apenas entre governantes e UTI, sendo estes as únicas pessoas com direito a exercer o voto, excluindo deste modo, a participação dos utilizadores da internet, empresas, engenheiros e pessoas responsáveis pelo seu desenvolvimento e manutenção.

A proliferação de informação na internet tem atingido proporções gigantescas, nos últimos anos. A livre circulação de ideias, conteúdos, imagens e ideologias tem levado a um crescente aumento de reações contra a liberdade de expressão online. De acordo com a Google “ atualmente 42 países filtram e censuram conteúdos e, em apenas 2 anos, os governos promulgaram 19 novas leis que ameaçam a liberdade de expressão”.

O objetivo da campanha Take Action é a defesa de uma internet sem restrições, na qual podemos “falar, criar, aprender e partilhar”. Uma internet que não é controlada por organizações, indivíduos ou governos. Uma rede que liga tudo e todos e, que engloba mais de um terço do planeta Terra.

Um mundo livre e aberto depende de um livre e aberto acesso à internet. Os governos não devem decidir sozinhos o futuro da internet. Os biliões de pessoas, em todo o mundo, que, diariamente utilizam a internet, bem como os especialistas que a desenvolvem e mantêm, devem ter o direito de participar na tomada de decisão sobre o seu futuro”.

Pode visitar aqui o site da campanha Take Action

Visualize abaixo o vídeo da campanha.

Juliana Melim

Anúncios

0 Responses to “Por uma internet livre e aberta”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




mediadetails no Twitter

Erro: Twitter não está a responder. Por favor espere alguns minutos e recarregue esta página.

Páginas

Novembro 2012
S T Q Q S S D
« Set   Dez »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
Anúncios

%d bloggers like this: