SEO, Pagerank e Nofollow

A resposta é não, para vocês que chegaram ao blog através do Twitter, na esperança que “nofollow” fosse alguma nova estratégia ou funcionalidade para a plataforma social da moda, relativa à gestão de seguidores. 🙂

Falo do atributo “nofollow” nos links de qualquer página na web, que funciona para que os spiders dos motores de pesquisa que varrem a net em busca de páginas para indexar e actualizar nas suas bases de dados, não sigam esses mesmos links.

Até há bem pouco tempo o “nofollow” era uma técnica utilizada para controlar a distribuição do pagerank pela páginas (sendo o pagerank uma medida de importância que os motores de pesquisa, como o Google, lhes atribuem). Em teoria, e acredita-se que na prática também, quanto mais links uma página tivesse, menor seria o linkjuice (porção do pagerank) passado a cada uma.

Tendo isto em conta, os profissionais de SEO conferiam o atributo “nofollow” a páginas menos importantes de serem indexadas nos motores de busca (como páginas de Perguntas Frequentes, Política de Privacidade, entre outras) para favorecerem as outras.

Parece que agora, se estavam a utilizar o  “nofollow”  apenas para este fim (que há outros propósitos, até anteriores a este), podem deixar de o fazer. Pois o pagerank é dividido igualmente por todos os links, mesmo que depois não passe para a página (no caso de ter o mencionado atributo). Pelo menos o Google está a reger-se por estas novas regras.

Um dos outros propósitos que falava para a utilização do “nofollow” é impedir que os motores de busca sigam ou atribuam algum do nosso linkjuice a links externos (para outros sites).
E se chegaram ao blog através do Twitter, mas fazem parte da percentagem que continuou a ler, saibam que os links nos updates do Twitter têm este atributo. O que significa que trazem tráfego, mas não pagerank (apesar da sua importância relativa nos dias que correm).

Telma M.

Anúncios

4 Responses to “SEO, Pagerank e Nofollow”


  1. 1 Marco Gouveia Julho 22, 2009 às 6:31 pm

    É caso para perguntar, para que é que se quer o PageRank?

    Esta é uma questão que eu me tenho vindo a colocar ao longo dos anos, o Google tem-me ‘dado’ algumas respostas diferentes em algumas actualizações mas eu continuo sem uma resposta certa.

    P.S. é mesmo PageRank 😛

    • 2 Telma M. Julho 23, 2009 às 8:36 am

      E é uma questão bastante pertinente…

      Mas sabemos que o Google ( e outros motores de busca, vá) alteram constantemente o peso das variantes que constituem a relevância de um site para eles – sendo o PageRank uma delas.
      O que se tem de tentar fazer, a meu ver, é optimizar todas as frentes, ainda em dada altura não tenham tanto peso, pois sempre que o algoritmo variar, já está feito esse trabalho.

      Obrigada pelo comentário 😉

  2. 3 Marco Gouveia Julho 23, 2009 às 9:07 am

    É bem verdade Telma!

    A minha teoria mais sustentada sobre o PageRank aponta no sentido mais restrito do conceito que possa existir, ou seja, a sua importância foca-se mesmo só numa página e “nunca” num WebSite.

    Se não se observar o PageRank, como PageRank, podemos comentar afirmações perigosas, que eu próprio já cometi, do tipo: “Tenho menos PageRank, mas estou mais bem posicionado nos SE que o website X”. Será que estou mesmo?

    Existem páginas sobre assuntos, mais, específicos com um PageRank igual ou superior ao do site e, em 99% dos casos, essas páginas estão em primeiro lugar nos SE.

    Tenho cá para mim que o truque está em pensar sempre em PageRank como algo diferente de um ‘SiteRank’.

    Também tens um ‘blog semi profissional’? 😉

    • 4 Telma M. Julho 23, 2009 às 10:20 am

      Sem dúvida.
      Até porque, em última instância acaba por nunca haver PageRank do site – o tal que apelidas de ‘SiteRank’, mas sempre de páginas isoladas. O que acontece é que muitas vezes se pega no PageRank da Homepage e se assume como sendo o atribuído ao site no seu todo.
      O que não chega para análise própria ou da concorrência.

      E a importância das páginas interiores, ao nível do conteúdo, acaba por ser menosprezada.

      Pois tenho, actualizado mais ou menos de 5 em 5 anos – digo eu num puro exercício de hiperbolização.
      Sendo que este blog [Blogdetails] não é meu, por assim dizer, mas de toda a empresa [Mediadetails – Comunicação Interactiva], apesar de frequentemente actualizado por mim.

      Podes também seguir no Twitter @md_mediadetails 😉


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




mediadetails no Twitter

Páginas

Julho 2009
S T Q Q S S D
« Jun   Ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Anúncios

%d bloggers like this: