“Publicidade Faxavô”

É este o pedido simples de quem prime o botão do intercomunicador.
O sotaque é próprio da profissão, pois é no Brasil, que se encontram os melhores e mais premiados publicitários. Parece adequado.

Não fosse um simples facto: não são publicitários que nos batem à porta, são distribuidores de folhetos.
Que em vez de “publicidade faxavô” poderiam dizer, quando muito: “distribuidores de peças impressas de marketing directo, faxavô”.

É reflexo da eterna zona cinzenta das nomenclaturas. Onde, ao cidadão comum, publicidade, marketing, propaganda, comunicação, divulgação, reclames, parecem todos sinónimos.

Relação entre alguns dos conceitos:
Facto 1
– O Marketing tem várias componentes
Facto 2 – Uma das componentes do marketing é a Comunicação (bem como o Produto, a Distribuição e o Preço; em conjunto formam os 4Ps do Marketing, hoje em dia já mais que multiplicados)
Facto 3 – Na componente comunicação insere-se a Publicidade (a par com as Relações Públicas, o Marketing Directo, a Força de Vendas, entre outros)
Facto 4 – A Publicidade surge sob a forma de reclames (aka anúncios publicitários), em vários suportes. São spots televisivos, mupis, outdoors, anúncios de imprensa, etc.
Facto 5 – O mail-marketing (onde se incluem os benditos folhetos que nos vêm entregar) faz parte do Marketing Directo.

A explicação é redutora, mas espero que consiga esclarecer alguém. Mesmo que não seja o senhor ou a senhora que amanhã me vão bater à porta e dizer novamente “publicidade faxavô”.

Telma M.

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2 Responses to ““Publicidade Faxavô””


  1. 1 João Janeiro 23, 2009 às 4:57 pm

    Vamos testar uma teoria e colocar um autocolante na caixa do correio a dizer “Publicidade Aqui Não! Já peças de Marketing Directo, pode deixar…”.
    Existe uma outra questão que me parece pertinente (não é relevante o suficiente para fazer um post inteiro mas ainda assim tem a sua importância…), que nome se dá a quem dá acesso ao Marketing Directo Faxavô, quer dizer, que nome se dá a quem lhes abre a porta?

  2. 2 André Tavares Janeiro 26, 2009 às 6:06 pm

    Boa pergunta.
    Uma vez que tenho sido eu a abrir a porta nessas ocasiões, a minha sugestão seria algo como: Porteiro seleccionador de “marqueteiros directos”, um ser altamente evoluído e sofisticado.
    O responsável por este cargo tem também a sorte de poder redireccionar as pessoas para o dentista que fica já aqui na porta do lado.
    Não me interpretem mal, temos mesmo um dentista aqui ao lado, e ainda há pessoas que se enganam na campainha, só isso. Podem ignorar o autocolante na caixa do correio e responder à pergunta severa “quem é?” com o belo “publicidade faxavô”, que eu não me importo.


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