Conferência de MKT Directo

Mais um daqueles eventos de reciclagem (no melhor sentido possível da palavra) com Case Studies bastante pertinentes – organização da IFE.
Abordaram-se a integração dos meios online e offline, o wireless marketing, as normas legais associadas à utilização de dados pessoais em campanhas, o marketing one-to-one e o telemarketing, entre outros temas. Para tal, contou-se com a participação dos representantes de várias empresas:

La Redoute, Marco Pereira
A reter o conceito de Cliente Multicanal: o novo consumidor está presente em todos os canais e a resposta deve ser a presença das empresas também em todos os canais. Sendo a internet o meio com maior potencial de crescimento neste momento, parece que o investimento em SEO é justificado (25% dos utilizadores chegam ao site de compra através dos motores de pesquisa).

VivaFit e PilatesFit, Pedro Ruíz
O potencial do Mobile Marketing , aplicado a um conceito por si só de sucesso: exercício em 30 minutos para a mulher activa dos dias de hoje.

Fujitsu Services, Pedro Simões Dias
As regras (e por vezes a inadequação do quadro normativo actual) da comunicação electrónica e utilização de bases de dados (que quase sempre implica autorizações da CNPD).

Sociedade dos Vinhos Borges, Miguel Centeno
A personalização total aplicada ao espumante Fita Azul, que reformulou a sua imagem e identificou seis targets consoante os seus gostos intrínsecos.

Wolters Kluwer Portugal, Paula Barradinhas
Nunca perder a noção que o cliente não compra o produto, mas os benefícios que o produto/serviço lhe vai dar.

Ficam os parabéns para a Dra. Eugénia Raimundo, presidente da jornada e oradora enquanto docente do IPAM, e à sua exposição clara referente às componentes da atitude do consumidor e como a comunicação se deve dirigir à componente adequada – aquela que estiver a servir de travão ao consumidor.

Em suma, aquilo que já todos sabem e já não podem ignorar: o marketing digital chegou para ficar. Não para substituir os meios tradicionais, mas como parte integrante de uma estratégia que já não pode deixar de parte o online. Onde estão os consumidores, têm de estar as empresas. Eles estão aqui.

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